Agosto está acabando e aumenta a expectativa de que Arthur Lira anuncie, a qualquer momento, quem será o deputado que receberá seu apoio na sucessão da presidência da Câmara dos Deputados.
Aliados do atual presidente da Casa passaram a semana dizendo nos bastidores que não tinham dúvidas da indicação de Elmar Nascimento (União/BA) e contaram que Lira já estava chamando os outros candidatos para conversar. A ida de Lira para São Paulo com Elmar a tiracolo sinaliza neste sentido.
A união de Antonio Brito (PSD/BA), Marcos Pereira (Republicanos/SP) e Isnaldo Bulhões (MDB/AL) era mais do que esperada, uma vez que será preciso juntar forças contra o candidato do atual titular da cadeira.
Só nas situações de reeleição o jogo costuma começar praticamente definido, como foi no caso de Rodrigo Maia e do próprio Lira. Quando a disputa na Câmara tem vários postulantes e sem o titular no páreo, o cenário fica aberto, o que dá esperança de viabilização das candidaturas em algum momento. Eventuais desistências acontecem mais adiante, quando não há mais perspectiva de mudanças no horizonte para o candidato.
Como o BAF já adiantou, nenhum deles é o candidato dos sonhos das bancadas.
Equipe BAF – Direto de Brasília
Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil