in , , , , , , ,

Possível adversário em 2026, Tarcísio dribla cerco petista em “palanque” com Lula

Quem esperava um clima de animosidade entre o presidente Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em evento do lançamento do edital para construção do túnel Santos-Guarujá, se frustrou.
Potenciais adversários em 2026, Tarcísio e Lula trocaram agradecimentos e listaram projetos que serão tocados entre os governos federal e estadual. Cercado de ministros de Lula e de uma plateia petista, Tarcísio ignorou as tentativas de vaias (e os gritos de “sem anistia”), as críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, agradeceu a parceria com a União para construção do túnel e a expansão do Metrô em São Paulo e também fez propaganda dos feitos do governo paulista.
De forma inteligente, posou para fotos ao lado de Lula e deixou bem claro que não estava desconfortável, ainda que num ambiente adverso. Seus colegas de partido, o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizaram a capacidade de ambos em trabalhar juntos, ainda que em lados políticos diferentes.
Em seu discurso, Lula disse que Tarcísio estava fazendo história com essa parceria e que ainda fariam muitas fotos juntos. Em um gesto a Lula, o governador concordou em acabar com as palafitas em Santos com a ajuda do governo federal.
Como a possibilidade de disputa à presidência ainda é uma possibilidade para ser decidida até março do ano que vem, Tarcísio subiu num palanque que tinha tudo para ser hostil, mas mostrou habilidade política para se exibir como uma figura oposta ao radicalismo e capaz de tirar proveito do que os recursos federais podem beneficiar sua agenda.

Equipe BAF – Direto de Brasília

Foto: Ana Mião/Poder360

Prioridade da manifestação pró-Bolsonaro é a anistia