A decisão da Volkswagen de suspender a produção das fábricas no Brasil, poucas semanas depois do lançamento do programa do carro popular, pegou setores do governo de surpresa e é vista como possível ponto de desgaste para Lula. O presidente bancou pessoalmente o projeto e sofreu críticas de que se tratava de uma medida retrógrada. A decisão da Volks reforça essa percepção. O Ministério do Trabalho está conversando com os sindicatos para saber se é um problema pontual da montadora alemã. Sindicatos dizem que não receberam nenhuma indicação de que isso poderia acontecer antes do lançamento do carro popular. Já o Ministério da Indústria e Comércio diz que a suspensão estava programada e que o grave problema do setor automotivo seria ainda pior sem o carro popular. Para auxiliares de Alckmin, a decisão da Volks comprova a necessidade de medidas com viés social para o setor. Em todo caso, o governo ensaia a narrativa de que a culpa pela suspensão é dos juros altos e, portanto, de Roberto Campos Neto.
Ricardo Galhardo – Direto de São Paulo
Foto: Auto Esporte