Um ato da Mesa Diretora publicado nesta segunda-feira chamou sessão extraordinária virtual para amanhã na Câmara a partir das 15h, mas sem pauta definida. O mesmo ato informa que nesta semana e na próxima não será exigido registro biométrico dos deputados.
Há um conjunto de fatores que deixará os deputados longe de Brasília nos próximos dias: segundo turno das eleições municipais, a manutenção do bloqueio das emendas parlamentares também não ajuda a melhorar o ambiente e a permanência de três pré-candidatos na disputa pela sucessão de Arthur Lira. Para reduzir a pressão sobre os deputados, o governo anunciou que está retirando a urgência dos projetos do Auxílio Gás e da CSLL/JCP.
Há semanas não há reunião de líderes da Câmara e o próprio presidente da Casa não tem aparecido. O governo queria dar andamento à votação de matérias prioritárias nesta semana, mas terá dificuldades.
Com mais duas semanas praticamente de recesso, o cenário é de calendário curto neste fim de ano, votações apressadas e clima contaminado pela eleição interna.
Equipe BAF – Direto de Brasília
Foto: Reprodução