Está prevista para segunda-feira uma reunião de líderes da Câmara com Arthur Lira. O encontro se dará faltando uma semana para a abertura do ano legislativo.
Tradicionalmente neste período os parlamentares começam a voltar a Brasília para discutir a pauta dos primeiros dias de trabalho. A reunião dessa vez se dará sob a influência do descontentamento do Congresso com o governo, com destaque para o corte de recursos de emendas parlamentares no orçamento de 2024, a tributação de pastores e a edição da MP 1202 (reoneração da folha de pagamento de 17 segmentos econômicos). É dado como certo que os temas nortearão as conversas dos líderes com Lira.
O ministro da Fazenda vai trabalhar em São Paulo amanhã e sexta-feira e deve continuar as conversas sobre as divergências com parlamentares em relação à MP 1202.
Fernando Haddad não confirmou o que disse o presidente do Senado sobre um acordo para que o Executivo publicasse outra Medida Provisória e preservasse os efeitos das votações do Congresso sobre a desoneração.
Segundo o ministro, o presidente Lula deverá se reunir com Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e, provavelmente, com Lira, mas espera-se que a partir da semana que vem.
Daiene Cardoso e Arnaldo Galvão – Direto de Brasília
Foto: Sergio Lima