in , , , , , , , ,

Relator da Reforma do IR só será conhecido em abril

O presidente da Câmara avisou que vai anunciar a relatoria do PL 1087/25 no retorno da viagem com o presidente Lula à Ásia, ou seja, no começo do próximo mês. Ainda que nomes familiarizados com a pauta econômica surjam neste momento – como do líder da Maioria no Congresso, Aguinaldo Ribeiro (PP/PB) – e o vice-líder do governo na Câmara, Rubens Pereira Jr (PT/MA), tenha se colocado como opção, Hugo Motta não quer antecipar as alternativas.
Toda indicação de relator para matéria importante sempre se baseia na proximidade com o presidente da Câmara e o grau de confiança. E como Motta tem boa relação com muita gente, a lista pode ser vasta.
Deputados da própria base governista avaliam que o ideal seria ter um relator do Centrão. Nos corredores da Casa, o bloco propaga a mensagem de que não admitirá um relator fora do Centrão e alega que só um deles será capaz de fazer os ajustes necessários ao texto do governo.
A repercussão à proposta do governo era mais do que esperada: que a isenção do IR para até 5 salários-mínimos é bem-vinda, mas que o caminho fiscal para compensá-la tem de ser outro.
A proposta chegou na Câmara com urgência constitucional e, segundo a liderança do governo, o instrumento legislativo será usado para eventual negociação com a Casa.

Equipe BAF – Direto de Brasília

Foto: Kayo Magalhães, Câmara dos Deputados

Distribuidoras ficarão discretas no Congresso até renovar contratos

Federação PP-União é novo problema para o governo