O presidente Lula recebeu nesta segunda-feira os novos presidentes da Câmara e do Senado. Foi a reunião inaugural da nova relação com o Congresso.
O governo tem interesse na celeridade da votação do PLOA 2025 e apoio para proposta do IR. O conjunto de prioridades do governo neste ano deve ser encaminhado até o fim desta semana.
Davi Alcolumbre e Hugo Motta já deixaram claro o que seria posto na mesa: não abrem mão das prerrogativas dos parlamentares sobre as emendas; que a articulação do Planalto com o Congresso precisa “arejar”; e a expectativa pela reforma ministerial.
O estilo de Alcolumbre já é conhecido: clareza nas demandas e muita pressão. O governo espera de Motta uma relação mais amena, mas é bom lembrar que ele representa um “Centrão raiz”, que vai de Ciro Nogueira à amiga Dani Cunha, filha de Eduardo Cunha (presença ilustre nas comemorações dos últimos dias em Brasília).
O tom dos discursos da cúpula do Congresso com Lula foi de disposição para colaborar e do governo de busca de harmonia com os sucessores de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco.
Equipe BAF – Direto de Brasília
Foto: Ricardo Stuckert, PR