Relator na Câmara do projeto que trata da regulamentação dos planos de saúde, Duarte Jr. (PSB/MA) disse ao BAF que até agora não chegou a ele a notícia de que Arthur Lira esteja cogitando trocá-lo.
O jornal O Globo afirma hoje que o presidente da Câmara estaria disposto a mudar o relator porque Duarte resiste a incluir no substitutivo alguns pleitos das empresas, entre eles a criação do “plano segmentado”, sem internação.
Até aqui, Lira incluiu o pessebista nas conversas e deu sinalizações de que gostaria de ver um relatório equilibrado, com a inclusão das demandas das partes envolvidas. Eventual troca de relator que não atendesse suas expectativas sempre esteve no ar. É prerrogativa do presidente da Casa a escolha do relator das propostas que estão em vias de ir ao plenário.
Duarte disse que não está disposto a fazer o “jogo” das operadoras, destacou que se considera flexível, mas que não vai “abrir mão do melhor para os consumidores”, em especial para pessoas com deficiência. “O único jeito de passar pano para planos de saúde que prejudicam a população é me retirando da relatoria”, emendou.
A expectativa é que a matéria seja votada no segundo semestre.
Equipe BAF – Direto de Brasília
Foto: Vinicius Loures