Arthur Lira sonha em ver o processo de escolha do candidato do Centrão se afunilando em agosto, mas pela evolução das negociações, Antonio Brito (PSD), Marcos Pereira (Republicanos) e Elmar Nascimento (União) não têm motivos para abrir mão de suas pré-candidaturas faltando seis meses para a eleição na Câmara.
Indicação para vaga no Tribunal de Contas da União, pautas temáticas e, principalmente, espaço na Mesa Diretora sempre estiveram em jogo nas negociações para sucessão na Casa.Maior bancada da Câmara, o PL terá uma cadeira de destaque nesta composição e o governo sabe disso, afinal teve de engolir o partido presidindo neste ano a CCJ e a Comissão de Educação.
Atualmente, o partido de Jair Bolsonaro ocupa a segunda vice-presidência com Sostenes Cavalcante e já se especula que o líder, Altineu Côrtes, possa ser o indicado para a Mesa, certamente para uma das vices. Se for a primeira vice-presidência, hoje ocupada por Marcos Pereira, o deputado também se tornará vice-presidente do Congresso.
Não há definição ainda no PL, mas seja qual for o indicado os governistas terão de aceitar, afinal no processo eleitoral interno os deputados acabam votando na composição da Mesa que os partidos fecharem o acordo.
Equipe BAF – Direto de Brasília
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados