Candidato de Arthur Lira para a presidência da Câmara, o líder do Republicanos somou 385 votos, sendo 128 a mais que o necessário para vencer a disputa e sem o risco de ter de enfrentar um segundo turno.
Hugo Motta recebeu nesta quarta-feira os apoios da Rede Sustentabilidade, PRD e Solidariedade. Resta ainda a oficialização da desistência de Elmar Nascimento e a adesão do União Brasil.
A bancada do PSD decidiu na terça-feira que Antonio Brito seguirá líder na Câmara e candidato à sucessão de Lira, mas o autorizou a iniciar conversas para negociação de espaço na Mesa Diretora. Na prática, é o primeiro passo para anunciar a desistência e aderir a Motta.
Com os apoios das últimas semanas, o deputado passa ter a situação confortável de Davi Alcolumbre na sucessão de Rodrigo Pacheco no Senado. Num cenário sem adversário competitivo (considerando que Novo e PSOL devem ter candidatos só para marcar posição) e sem fatos novos, Motta só terá de esperar 1º de fevereiro para se sentar na cadeira de Lira.
Equipe BAF – Direto de Brasília
Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados