No momento em que o Palácio do Planalto mantém uma queda de braço com a Câmara para nomeação da presidência da Caixa e de suas diretorias, e com o Senado, que busca mais espaço na Esplanada, o presidente Lula disse há pouco que é preciso “desempinar o nariz” nas tratativas do governo federal com o Congresso.
A declaração foi feita durante a instalação do Conselho da Federação, no Palácio do Planalto, que tem como objetivo promover a articulação para estratégias comuns entre os entes federados.
“Eu sempre digo que não é a Câmara que precisa do Executivo; é o Executivo que precisa da Câmara. Não é o Senado que precisa do Executivo. É o Executivo que precisa do Senado”, afirmou, numa frase que vem repetindo desde antes de sua posse.
“Vamos baixar (a bola), desempinar nosso nariz, conversar com as pessoas com humildade, com foco naquilo que a gente precisa para o país, que é paz, harmonia, estabilidade econômica e social”, disse o presidente.
Lula recebe hoje a presidente da Caixa, Rita Serrano. Ainda não está claro se ele pedirá o cargo a ela. O presidente da Câmara, Arthur Lira, que ontem suspendeu a reunião de líderes para discutir o PL sobre a tributação das offshores e dos fundos exclusivos, aguarda um sinal positivo do Planalto para facilitar a vida do governo na Câmara.
Chico de Gois – Direto de Brasília
Foto: Sergio Lima, Poder 360