Lula estreou hoje a live “Conversa com o presidente”, uma tentativa de comunicação direta do petista com o eleitorado, a exemplo das lives semanais de Bolsonaro. Afora o conteúdo, a iniciativa é alvo de críticas em relação ao formato. Para profissionais da área e ex-colaboradores de Lula, a live mostra que o presidente e o PT ainda não assimilaram a linguagem das redes sociais. Ao “profissionalizar” a live, conduzida pelo experiente jornalista Marcos Uchôa, da EBC, a equipe de Lula tirou a espontaneidade e a linguagem informal, dinâmica, que caracteriza a internet. Para um ex-colaborador, a linguagem repetiu “as entrevistas de rádio dos anos 50”. Segundo fontes do governo, a profissionalização teve como objetivo diferenciar a “Conversa com o presidente” da “esculhambação geral” que eram as lives de Bolsonaro. A audiência na estreia foi decepcionante, 38 mil visualizações no canal de Lula no Youtube enquanto o antecessor chegava a ultrapassar os 250 mil. Recortes serão divulgados por meio das redes sociais do PT e do governo ao longo da semana. Para petistas e especialistas em marketing político, a live reflete as dificuldades de comunicação do governo.
Ricardo Galhardo – Direto de São Paulo
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