in , , , ,

Líderes cobram de Lula solução para emendas

Na reunião com os líderes da Câmara, o presidente Lula não tocou no assunto das emendas parlamentares suspensas pelo STF, mas foi cobrado pelos deputados.
A introdução ao tema veio de líderes da própria base governista, no caso André Figueiredo (PDT) e Luciano Amaral (PV). Os líderes reivindicaram a garantia do pagamento das emendas, mas segundo relatos, não houve grande debate em torno do imbróglio.
Para se aproximar das bancadas, Lula voltou a propor que a Granja do Torto seja usada para receber parlamentares, promessa que já foi feita em encontros passados com líderes.
Nesta segunda-feira houve movimento do STF ao Congresso se colocando para mediar o acordo para definição dos critérios de distribuição dos recursos, respeitando o princípio da transparência, rastreabilidade e interesse público. A intenção é fechar o modelo até sexta-feira.
A percepção dos governistas é que o clima “se tranquilizou”, mas a CCJ caminha para manter na pauta as propostas que confrontam a Corte.
A ideia da base governista é incluir na pauta desta semana de esforço concentrado a votação dos destaques do segundo projeto da Reforma Tributária e o Programa Acredita. Além destes projetos, a lista de prioridades do governo neste semestre inclui o pacote de Transição Ecológica (Combustível do Futuro, Paten, Bioinsumos e Mercado de Carbono), PEC 66/23 (Previdência e precatórios dos municípios), Orçamento de 2025 e as pautas relacionadas às demandas do Rio Grande do Sul.

Equipe BAF – Direto de Brasília

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Silveira deve indicar aliado para chefiar a ANP

Evolução de Pablo Marçal em São Paulo assusta o Centrão