O líder do governo, José Guimarães, listou ao BAF as personagens que estão sendo fundamentais na condução da votação do pacote fiscal. Os líderes Dr. Luizinho (PP), Antonio Brito (PSD) e até Elmar Nascimento (União) foram decisivos. Provável sucessor de Arthur Lira, Hugo Motta (Republicanos) também é apontado como um dos que trabalharam pela aprovação.
Não há dúvidas de que Lira liderou pessoalmente a votação, teve linha direta com o governo todo o tempo e atuou para livrar o Executivo do fracasso.
Na manhã desta quinta-feira, Lira capitaneou uma reunião com líderes para organizar a votação do dia, já que muitos deputados estavam em trânsito. Segundo Guimarães, os líderes foram “chamados à responsabilidade”, em especial aqueles que têm cargos no governo.
O resultado foi a aprovação da PEC 45/24 com quórum alto e acordo para concluir o PL 4614/24 após mudanças no BPC. Governistas alegavam que vinham se sentindo constrangidos por verem a oposição assumir a defesa “dos mais pobres” no plenário.
Quem acompanhou a votação no plenário foi o secretário de Assuntos Parlamentares do Palácio do Planalto, Valmir Prascidelli. Segundo o secretário, as emendas seguem em execução, com previsão de conclusão até o dia 31.
Equipe BAF – Direto de Brasília
Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados