in , , ,

Medo de ficar sem reajuste influencia assembleias dos servidores ambientais

A perspectiva de ficar sem qualquer reajuste salarial a partir de 2025 está influenciando as assembleias dos servidores ambientais.
A maioria dos Estados já aprovou, com ressalvas, a proposta do governo para encerrar a campanha salarial. É provável que a reunião com o MGI aconteça no início da semana do dia 12.
Frustrados por terem de abandonar a bandeira da reestruturação da carreira, servidores do Ibama e ICMbio dão sinais de que não há mais tempo hábil para ir além na negociação e que, depois de meses em operação-padrão, ficar sem nada é uma derrota. O envio da PLOA neste mês limitou o calendário da Ascema Nacional, que avalia que, na pior das hipóteses, a previsão de reajuste poderia ser feita via MP.
Em live para a categoria nesta semana, a entidade explicou a contraproposta do governo e alguns servidores sugeriram aceitar a oferta, mas seguir fazendo paralisações periódicas e operação-tartaruga. Parte dos servidores sugeriu rejeitar a contraproposta por considerar que o governo decepcionou a categoria.
Um número expressivo de funcionários defendeu que o Ibama se torne agência reguladora para que finalmente alcancem a paridade salarial com a ANA.

Equipe BAF – Direto de Brasília

Foto: Nádia Pontes/DW

Acordo MME e Eletrobras deve ficar para o STF

Novo PL do H2 restabelece texto original do Senado