A Ascema Nacional foi informada que o governo deve concluir nesta semana a análise da segunda contraproposta dos servidores ambientais para encerrar a mobilização por reajuste salarial.
Segundo o presidente da entidade sindical, Binho Zavascki, a expectativa é que o Ministério da Gestão e Inovação chame para retomar as negociações na próxima semana, possivelmente na segunda-feira.
A contraproposta dos funcionários do Ibama, ICMbio e Serviço Florestal foi protocolada no dia 23 do mês passado e até agora a interlocução com o governo só ocorreu via Ministério do Meio Ambiente, mas quem dá a palavra final é o MGI.
Os servidores ambientais entram hoje no oitavo mês de uma campanha que, inicialmente, tinha como foco a reestruturação das carreiras e a equiparação com os salários da ANA, mas diante do revés na Justiça (que enfraqueceu a greve geral), optou-se por apresentar um pacote que chega perto do que o governo já havia proposto.
A Ascema tem pressa para resolver o impasse ainda na primeira quinzena de agosto, uma vez que o governo enviará ao Congresso neste mês a proposta de orçamento de 2025. Não fechar acordo com o MGI agora significa ficar no ano que vem sem a única coisa que sobrou da lista de reivindicações: o reajuste.
Equipe BAF – Direto de Brasília
Foto: Divulgação