A Ascema Nacional foi informada que as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) tiveram finalmente um encontro ontem para tratar da pauta dos servidores do Ibama, ICMBio e Serviço Florestal Nacional, mas ainda não receberam retorno do resultado da reunião.
A categoria vai propor nova rodada de negociação com o MGI na semana que vem, entre quinta e sexta-feira. Enquanto isso, a entidade que representa os servidores em operação-padrão fará mobilização no próximo domingo nos parques nacionais da Tijuca, da Serra dos Órgãos, de Brasília e de São Joaquim, além das Flonas de Irati e de Piraí do Sul.
O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, reiterou a esperança de que haja um acordo com os servidores para encerrar a operação-padrão. Agostinho ressaltou que cabem à Fazenda e ao MGI definirem de onde poderia sair recursos para atender às demandas do Ibama, ICMbio e Serviço Florestal Nacional.
O presidente lembrou que, até aqui, “os acordos firmados com as diversas categorias estão sendo para 2025 e 2026 por falta de orçamento.” Não está claro ainda a disposição dos servidores em aceitar que a equiparação salarial com o pessoal da Agência Nacional das Águas e o adicional de periculosidade fiquem para o ano que vem.
Duas propostas do governo já foram rejeitadas. A operação-padrão começou no primeiro dia útil do ano.
Daiene Cardoso – Direto de Brasília
Foto: Adalberto Marques/MGI