in , , , , ,

Governo Lula decepciona movimentos grevistas

Usando o argumento da austeridade fiscal, o governo Lula vem decepcionando as categorias de servidores federais que tinham a esperança de reorganizar suas carreiras sob a administração petista.
Na terça-feira, a AGU acionou o STJ para pedir a suspensão da greve nacional dos servidores do INSS, alegando que um serviço essencial não pode ser paralisado.
No caso dos funcionários do Ibama, obteve sucesso naquela Corte, que julgou a greve abusiva e obrigou setores, como o de licenciamento ambiental, a voltar ao trabalho. Surpreso com a ação judicial, os servidores ambientais foram obrigados a recuar diante do endurecimento do governo (com respaldo da Justiça), que por sua vez puniu com desconto salarial.
A Ascema Nacional, que representa o pessoal do Ibama, ICMbio e Serviço Florestal, reclama que o governo agiu de forma autoritária ao pedir a ilegalidade da greve, cerceando o direito da maior parte dos servidores ambientais.
Diante da mobilização crescente de diversas categorias neste ano – que envolveu de professores universitários a funcionários do Banco Central – o governo conseguiu chegar a acordo com uns, mas impôs limites a outros. Resta saber como vai lidar com os servidores das agências reguladoras, que prometem parar por dois dias na semana que vem.

Equipe BAF – Direto de Brasília

Foto: Mauro Pimentel, AFP

Ibama: Ascema espera reunião com MGI em breve

ANP aprova resolução sobre GNC a granel