Gleisi Hoffmann completou um mês à frente da articulação política do governo com o Congresso e a avaliação do Centrão é que, até o momento, não há reclamações ao seu trabalho ainda.
Parlamentares ouvidos pelo BAF dizem que a ministra da SRI está “criando conceito”, que a mensagem propagada é de que ela vai entregar tudo o que se comprometer a fazer, porém é cedo para avaliações mais consistentes sobre seu desempenho. É preciso esperar ao menos uns 60 dias “para o fogo esquentar”, nas palavras de uma fonte, e testar sua real capacidade de negociação.
Gleisi não tem recebido parlamentares em geral, só líderes, apontou um deputado. Isso pode se tornar um problema no futuro próximo, já que a tradição de sua função é receber de caciques ao baixo clero.
Quando a então presidente do PT foi escolhida para o cargo, a dúvida no bloco era como uma parlamentar “radical” lidaria a partir de agora com o Centrão. Há no bloco quem demonstre surpresa com sua postura até aqui. Neste período na cadeira, Gleisi ajudou a fechar o acordo para a votação do Orçamento de 2025.
Equipe BAF – Direto de Brasília
Foto: Lula Marques/Agência PT
