in , , , , , ,

Gesto de Lira coloca pressão no PT para antecipar apoio a Motta na Câmara

Após dois meses da data limite que havia anunciado para indicar seu candidato à presidência da Câmara, Arthur Lira confirmou oficialmente hoje que o líder do Republicanos, Hugo Motta, terá seu apoio na disputa de fevereiro de 2025.
Acompanhado de líderes do MDB e PP, e do vice-líder do governo na Casa, Rubens Pereira Jr. (PT/MA), Lira disse que Motta é o candidato que reúne mais condições políticas de aliar polos antagônicos e de garantir a governabilidade.
Padrinho da candidatura de Motta, Lira aproveitou para avisar que não permitirá que o PL da Anistia se converta em elemento de disputa política para sua sucessão, em um claro recado ao partido de Jair Bolsonaro.
Ainda que todos já soubessem de que lado Lira está na disputa, o gesto coloca pressão nos partidos da base aliada fiel do governo para antecipar seus apoios. De fato há uma tendência de a maioria da bancada do PT apoiar Motta (e a presença de Rubens Pereira Jr confirma isso), mas os governistas aproveitam o racha no Centrão para postergar o anúncio e, até lá, ir garantindo os votos para aprovação das pautas do Palácio do Planalto.
Ainda em processo de cura das feridas pós-eleições, o PT a partir de agora terá todos os olhos voltados para sua bancada no processo eleitoral da Câmara.

Equipe BAF – Direto de Brasília

Foto: Marina Ramos, Câmara dos Deputados

Redução de gastos ganha apoio de Pacheco

Antecipar monofasia do ICMS para etanol está sem previsão na Reforma