in , , , , , , , , , ,

CPMI do INSS: adiar decisão também beneficia Davi

Davi Alcolumbre adiou para meados de junho a decisão sobre a instalação da CPMI do INSS, mas já se fala em começo dos trabalhos, efetivamente, na volta do recesso.
Como o BAF relatou, o presidente do Congresso ensaiou, na quarta-feira, um discurso para postergar a leitura do requerimento em sessão conjunta do Congresso, prevista inicialmente para a próxima semana. Interessa ao governo baixar a temperatura, ainda que o discurso seja de deixar a CPMI funcionar.
Parlamentares disseram ao BAF que liberar a instalação da comissão em agosto só fará com que a pressão sobre Alcolumbre aumente, o que poderia também ser aproveitado pelo senador. Sob cerco da oposição e do Centrão, o presidente do Congresso pode ter a oportunidade de pressionar o governo para ampliar seus espaços no Executivo, afinal “qualquer um cobraria sua fatura”, nas palavras de um líder governista.
Na avaliação da oposição, a CPMI do INSS tem potencial de fazer no governo Lula 3 estrago semelhante à CPI da Covid no governo Bolsonaro.

Equipe BAF – Direto de Brasília

Foto: Leonardo Sá, Agência Senado

MP do Setor Elétrico recebe emendas até amanhã

INSS, recuo sobre IOF e a reversão da impopularidade