Longe da liturgia empregada até então nos pronunciamentos de rádio e TV, a mensagem do presidente Lula foi mais uma peça de propaganda do marqueteiro e hoje ministro da Secom, Sidônio Palmeira. Em se confirmando a frequência de “pronunciamentos” a cada 15 dias, será a materialização da propaganda eleitoral fora de época.
Nesta segunda-feira, Lula aproveitou o gancho do pagamento do Pé de Meia e trouxe o que já havia alardeado nas redes sociais: a Farmácia Popular de graça para 41 medicamentos e a oferta de fraldas geriátricas. Mostrando que “aprendeu” com Pablo Marçal, o petista enfatizou que seu governo trabalha para trazer a “prosperidade” para a população. Sem sombra de dúvidas, a liberação do saque do FGTS, o Vale Gás (quando sair da carta de intenções) e o Mais Especialidades serão temas “elegíveis” para as próximas propagandas, afinal 2026 já começou e o governo não tem uma marca ainda.
Sidônio tem pouco mais de um mês no cargo, já deu nova roupagem para as redes sociais do presidente, vem se esforçando para tirar Lula do encastelamento e participa ativamente das decisões de governo, mas ainda é cedo para avaliar o sucesso da nova estratégia de comunicação.
Mais do que propagandear ações sociais do governo para elevar a popularidade, o grande esforço de comunicação de Lula 3 neste ano terá de ser casado com as ações econômicas: terá de se livrar da pecha de taxador e provar ao eleitorado que um governo que promove a prosperidade é aquele capaz de garantir a comida barata no prato da população.
Equipe BAF – Direto de Brasília
Foto: Ricardo Stuckert
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