A Comissão Mista de Orçamento deve iniciar os trâmites de discussão do PLOA 2025 no dia 11 de março. O presidente do colegiado, Júlio Arcoverde, avalia que o clima entre a cúpula do Congresso e o STF “distensionou”, com consultores dos dois Poderes conversando sobre as saídas para ajustar o pagamento das emendas.
A ideia é chegar com uma solução pronta na reunião com o ministro Flávio Dino na semana que vem. Estuda-se no momento soluções que passam pela proposta de Danilo Forte, revelada na semana passada pelo BAF, e o que os assessores de Davi Alcolumbre apresentarem até lá.
A expectativa é de que, seja qual for a solução, deve ser alterada a LDO. Assim, mudança na LDO e LOA podem ser votadas no dia 17 de março.
Segundo fontes, os parlamentares sabem que precisam buscar uma solução para o Programa Pé de Meia no orçamento deste ano, mas a demora para reforma ministerial está deixando o Congresso sem muita “boa vontade” neste momento. Já o Vale Gás ninguém arrisca dizer ainda como ele se encaixará no PLOA 2025.
Equipe BAF – Direto de Brasília
Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados
