in , , , , ,

Centrão vence eleições municipais e esquerda resiste

O primeiro turno das eleições deste domingo demonstrou que o Centrão foi o grande vencedor nas capitais, e a esquerda resiste, mas num campo bem menor.
Se, de um lado, o governo comemorou a chegada de Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno da capital paulistana e a reeleição de João Campos (PSB) em Recife, por outro lado partidos como PSD, PL, Podemos, MDB e União Brasil ganharam mais espaço. O PP, no entanto, está presente apenas em duas capitais.
O partido do presidente Lula optou por não lançar candidatos em várias cidades – como no Rio de Janeiro, onde Eduardo Paes (PSD) venceu no primeiro turno –, mas o resultado não significa que o apoio se reverterá também no Congresso.
Os números finais da conquista de cada partido sairão nos próximos dias, mas é certo que a esquerda precisará orbitar em torno de partidos da centro-direita, mesmo tendo a Presidência como principal trunfo.
Os próximos dois anos devem ser de rediscussão sobre potencialidades. Lula ganhou a presidência atraindo para si forças que não são da esquerda, mas nestes dois anos adotou políticas que pouco têm a ver com esse centro.
O resultado deste domingo só aponta para um rumo: o centro, dando ouvidos e espaço para ideias e não apenas para fotos de campanha.

Equipe BAF – Direto de Brasília

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Segundo turno em São Paulo será Tarcísio x Lula

Estratégia da J&F de judicializar pode ter fragilizado operação