O Ministério da Gestão e Inovação chamou a Ascema Nacional para ouvir os representantes dos servidores do Ibama, ICMbio e Serviço Florestal na sexta-feira e dar a posição do governo sobre a última contraproposta da categoria.
A avaliação era de que o convite marca a reaproximação do governo com os servidores ambientais, que desde o dia 5 de abril não participam de uma mesa de negociações com o MGI.
Em jogo nos próximos dias está a possibilidade de encerramento da campanha salarial: se ao final das negociações o MGI estiver favorável com 100% das sugestões dos servidores ambientais, o acordo poderá ser viabilizado. Se algum item do pacote de propostas for rejeitado, a entidade voltará a consultar a base.
Outra categoria também segue em negociação com o MGI: a dos servidores das agências reguladoras. O Sinagências marcou para quarta-feira que vem a assembleia para deliberar sobre a proposta de aumento de 23% apresentada pelo governo.
A entidade afirma que “a tendência é que essa proposta seja rejeitada”. Os servidores esperam, assim, abrir nova rodada de negociação com o governo.
Equipe BAF – Direto de Brasília e São Paulo
Foto: Reprodução