in , , , , ,

Aberta temporada de escolhas para agências

Em meio à expectativa de que o governo encaminhará um projeto para aumentar o controle sobre as agências reguladoras, daqui para frente o Senado deve passar por uma bateria de votações dos indicados a diretores dos órgãos.
O BAF apurou junto ao Ministério da Saúde que a indicação do novo diretor-presidente da ANS já está aos cuidados da Casa Civil. Para esta função, o nome de Wadih Damous, atual secretário Nacional do Consumidor, foi especulado, mas no Ministério da Justiça a informação é de que ele nega a movimentação ao ministro Ricardo Lewandowski.
Para a Aneel, o Ministério de Minas e Energia encampou o nome do secretário de Energia Elétrica, Gentil Nogueira, para ocupar uma quinta diretoria da agência. Em 27 de agosto, o BAF informou que o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, seria indicado para chefiar a ANP.
A Casa Civil tradicionalmente concentra todas as confirmações de indicações, portanto o gabinete de Rui Costa vai ficar mais movimentado nos próximos dias.
No cálculo para preencher todos os cargos vai contar o aval de Rodrigo Pacheco e Davi Alcolumbre e, principalmente, o espaço que os partidos pretendem ocupar, paulatinamente, na segunda metade do governo Lula 3.

Equipe BAF – Direto de Brasília

Foto: Edilson Rodrigues, Agência Senado

Aneel: Amazonas Energia custará R$ 3 bi para o país

PT já estava derrotado, e Bolsonaro não pode cantar vitória