in , , , , , ,

Lula resolve ANP e Aneel segue sem 5° diretor

Conforme noticiou o BAF em 27 de agosto, Lula deve indicar para chefiar a ANP Pietro Mendes, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME. O mandado de Rodolfo Saboia, atual diretor-geral da ANP, termina em 24 de dezembro de 2024 e, mesmo antes da vacância, o MME e o Palácio do Planalto já se movimentam para indicar ao Senado o nome de Pietro.
A situação é diametralmente aposta do que ocorre na Aneel, onde a falta de um quinto diretor impede decisões da diretoria quando há empate, situação que ficou crítica por erro da agência em enviar uma lista de servidores para ocuparem interinamente o cargo.
A diferença entre as duas agências suscita questionamentos sobre a postura do ministro do MME, Alexandre Silveira, que chama a Aneel de oposicionista, mas não tem a mesma eloquência contra a ANP – que tem um contra-almirante da reserva no comando.
Também aponta para a visão de Lula sobre o tema, que dá mais atenção para o setor de óleo e gás, área da Petrobras, e que rende dividendos ao Tesouro.

Equipe BAF – Direto de São Paulo

Foto: Claudio Reis/Folhapress

Mariana: Ações em Londres seguem, apesar de Dino

Há quem defenda intervenção na Enel, mas Aneel nega medida nos próximos dias