A Equinor, empresa norueguesa de energia, anunciou hoje sua deliberação de investimento para a execução do complexo solar Serra da Babilônia (SdB), de 140 MWp. O projeto será desenvolvido na Bahia, dentro da área do Serra da Babilônia I, complexo de parques eólicos onshore, já sendo operados pela Rio Energy. O início da construção está previsto para setembro de 2024 e a operação comercial é esperada até o final de 2025.
O modelo híbrido permite uma produção complementar de energia eólica e solar e injetará energia na rede quando os projetos eólicos não estiverem utilizando sua capacidade, otimizando a produção total de energia. Segundo a presidente da Equinor, Verônica Coelho, a participação da empresa nesta plataforma cria um apoio para construir um portfólio de energias renováveis substancial e lucrativo no país.
A distribuição de energia alternativa da empresa norueguesa no Brasil engloba três ativos em produção comercial: o complexo solar Apodi, de 162 MW (44%); o complexo solar Mendubim, de 531 MW (30%); e os parques eólicos do complexo Serra da Babilônia 1, de 223 MW (100%). Há ainda um pipeline de mais de 1,5 GW de projetos solares e eólicos onshore sendo desenvolvidos pela subsidiária integralmente controlada pela Equinor, a Rio Energy.
Ana Gois – Direto de São Paulo
Foto: Reprodução