A Bacia do Rio Uruguai, na região do Pantanal, chega a seu nível mais baixo da história. Segundo o Boletim de Monitoramento Hidrológico, do Serviço Geológico Brasileiro, o volume do rio em Barra do Bugres (MT) está 24 cm, quando o esperado seria de 60 cm. A estação de referência em Ladário (MS) chegou à marca de -30 cm.
Como não há previsão de chuva significativa para a região nesta semana, a tendência é que seja mantido o ritmo de descida. Marcus Suassuna, pesquisador em geociências do SGB, alerta que as projeções sazonais preveem anomalias negativas de chuva.
Esses níveis são definidos com base em medições históricas e considerações locais e o valor da cota abaixo de zero não significa a ausência de água no leito do rio. No caso de Ladário, por exemplo, o Rio Paraguai ainda possui cerca de 5 metros de profundidade, conforme dados da Marinha. No entanto, a situação exige atenção contínua, tanto no monitoramento quanto na adoção de medidas para enfrentar os desafios impostos pela estiagem prolongada.
Equipe BAF – São Paulo
Foto: Santi Carneri/Bloomberg