in , , ,

Aneel tenta retomar parte do protagonismo sobre qualidade de distribuição

A Aneel está tentando trazer de volta para si o protagonismo sobre a fiscalização da qualidade dos serviços de distribuição, que é sua competência, mas que está combalida após ocorrências de desligamentos por longos prazos em grandes cidades. A agência propôs que a satisfação do cliente seja um dos componentes de cálculo tarifário, permitindo que distribuidoras com maior índice de satisfação sejam remuneradas por isso. Hoje, a agência aprovou abertura de Consulta Pública sobre proposta de incluir o “componente S”, de satisfação, no cálculo do Fator X. Esse S vai refletir o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (Iasc), que entrevista uma amostra de consumidores desde 2000 e premia as melhores empresas. Com o movimento, a Aneel ajuda a relembrar aos governantes e parlamentares sobre sua competência em fiscalizar e definir metas de atendimento, um tema cada vez mais politizado e fruto de ataques do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, quando o assunto é a renovação das concessões. Porém, o esforço da Aneel também traz o debate sobre essas metas. O diretor Ricardo Tili questionou o colegiado durante a reunião: por que a satisfação do cliente caiu, se os níveis dos indicadores oficiais de frequência e duração das interrupções de fornecimento (DEC/ FEC) seguem dentro do esperado, acima da meta? A consulta pública ficará aberta de 7 de março a 22 de abril.

Flávia Pierry – Direto de São Paulo

Foto: Reprodução

Herdeiros coproprietários respondem solidariamente por dívida condominial

Silveira tenta agradar Lula sobre QAV, Petrobras aumenta o preço