Após o projeto da BR do Mar ter sido aprovado na CAE nesta semana, o governo tentará levar o texto direto ao plenário, apesar do despacho de Rodrigo Pacheco para que a matéria ainda passe por mais três comissões. Fernando Bezerra já apresentou requerimento de urgência que deve ser votado no plenário assim que o relator, Nelsinho Trad, volte de agendas nos Estados Unidos. Mas a matéria deve encontrar alguns percalços. Katia Abreu foi contemplada com emendas na comissão para restringir a possibilidade de navios estrangeiros afretados no programa, mas a senadora pretende seguir com tentativas para alterar ainda mais a redação final por acreditar que a proposta pode concentrar o mercado. É o ponto de maior desentendimento entre o Senado e o Ministério da Infraestrutura, que quer tentar reverter as mudanças já feitas do bloqueio de embarcações estrangeiras e também nas regras de praticagem quando o texto for para votação. Não o suficiente, os caminhoneiros passaram a acompanhar mais de perto o andamento da BR do Mar e querem audiências públicas antes da matéria ser apreciada. O maior receio da categoria é a perda de mercado do transporte rodoviário com o incentivo à cabotagem e demandam ajustes que dê algum tipo de garantias aos transportadores. A pauta foi debatida nos últimos dias entre várias associações do setor e deve contar com apoio de Alessandro Vieira no Senado, que passa a integrar a vice-presidência da Frente Parlamentar da categoria.
Equipe BAF – Direto de Brasília
Copyright ©2020 Todos os direitos