Outubro começará com bandeira tarifária vermelho 2, apesar de o MME ter tentado criar uma solução para evitar que isso acontecesse. Na semana que vem, dia 9, acontece a reunião do CMSE que deve vir com duas boas notícias: o Inmet aponta que a segunda quinzena de outubro indica chuvas acima da média em grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, com chances do retorno gradual das chuvas para a parte central do País.
Além disso, está previsto para a segunda quinzena do mês a operação de unidades geradoras na UTE Pecém II (da Eneva, movida a carvão) e também da UTE Camaçari Muricy II (a óleo diesel), que ajudam a reforçar a potência do sistema.
O ONS ainda não identificou essa melhora na hidrologia anunciada pelo Inmet. Segundo o Operador em seu programa mensal de outubro, as projeções para o próximo mês permanecem com afluências abaixo da média nas principais bacias.
Esse fator combinado com a expectativa de temperaturas mais elevadas do que o histórico para o mês de outubro deixa o SIN mais pressionado, principalmente nos horários da ponta de carga.
O nível dos reservatórios esperado para o final de outubro é de 44,2% da capacidade no Nordeste e 39,9% no Sudeste/Centro-Oeste.
Equipe BAF – Direto de São Paulo
Foto: Denis Ferreira Netto