Está em curso uma operação-padrão entre os servidores da ANP, segundo informação apurada pelo BAF.
Apesar disso, nenhum prazo legal está deixando de ser cumprido, o que foi confirmado pelos importadores de combustíveis. Porém não há, neste momento, movimentação para que ocorra uma greve, algo que precisaria de uma deliberação formal do sindicato da classe.
Entre os importadores preocupa caso os servidores parem de emitir licenças de importação, pois em cerca de dez dias sem autorizações poderia começar a ocorrer falhas na distribuição dos combustíveis, já que 10% da gasolina e cerca de 30% do diesel é importado. Além disso, o custo com demurrage nos portos chega a US$ 50 mil por dia, outro problema.
Sem a operação-padrão, a ANP costuma emitir licenças dentro do mesmo dia em que são solicitadas, ou com no máximo um ou dois dias após pedido. Essa celeridade pode mudar com a operação-padrão: segundo técnico da agência, não há uma regra que exige que uma anuência de importação tenha que ser dada em horas, como é praxe.
Flavia Pierry – Direto de São Paulo
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