Em carta enviada ao IBAMA e aos órgãos do setor elétrico, a Norte Energia (UHE Belo Monte) aponta que ainda pode reduzir em 4% a vazão mínima para o trecho do rio Xingu, o que pretende fazer por 10 dias.
Segundo a empresa, a outorga da ANA permite que haja essa variação em 4% durante o período úmido. A carta não expressa o motivo de a companhia justificar a redução, mas conecta o fato com o período de mais de 20 dias nos quais a usina gerou menos energia devido a queda de linhas de transmissão.
A Norte Energia afirma que o nivel da água da usina para o trecho reduzido (na curva do Xingu) já está muito alto, em mais de 85 metros, e que a redução de 4% conforme a outorga resultaria em apenas 90 cm a menos, muito próximo do que foi determinado no ofício do Ibama.
Caso a alteração seja autorizada, a usina conseguirá recompor parte da energia não gerada nos 20 dias sem linha de trasmissão, ajudando em seu resultado comercial e também na recomposição dos reservatórios do Sudeste, como alertou o ONS.
Equipe BAF – Direto de São Paulo
Foto: Reprodução Norte Energia
