in , , , , , , , , ,

Lula e Alcolumbre em viagem podem por fim ao impasse sobre agências reguladoras

Davi Alcolumbre está acompanhando o presidente Lula na viagem Rússia/China e a agenda externa prolongada é vista como mais uma oportunidade de o presidente do Senado se entender com o governo sobre as indicações das agências reguladoras, cujas sabatinas estão emperradas na Casa há meses.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT/AP), disse ao BAF que a expectativa é que as indicações de diretores da Aneel e ANP sejam votadas no retorno da viagem de Alcolumbre. Para Randolfe, ambos terão tempo de sobra para “se resolverem”. Há uma vaga aberta na Aneel, cuja função vem sendo exercida por uma substituta. Alcolumbre rejeita a indicação do ministro Alexandre Silveira, o secretário de Energia Elétrica do MME, Gentil Nogueira, e não dá sinais de disposição para ceder. O foco de Alcolumbre envolve também a cadeira do ministro.

O governo vem numa crescente de dependência do apoio de Alcolumbre e conta com ele para conduzir temas caros para o Executivo. Quanto mais o presidente do Congresso amplia sua influência no governo, mais fragilizado fica Silveira.

Meses atrás, Lula disse que não pretendia trocar seu ministro de Minas e Energia, mas quanto mais Silveira resiste às investidas, mais difícil fica negociar com Alcolumbre as pautas da pasta, como a Reforma do Setor Elétrico e o Programa Gás para Todos, que estão prestes a começar a tramitar no Congresso.

Equipe BAF – Direto de Brasília e São Paulo

Foto: Reprodução

Motta faz gestos a oposiçao para sair da pressão