in , , ,

Hidrelétricas lideram debates sobre segurança de barragens

Enquanto o Brasil enfrenta perspectivas de que o próximo período seco (2025 -2026) será desafiador para o setor energético, a Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage) toma a liderança e se antecipa, criando materiais de apoio a seus associados e a todo o setor energético em temas cruciais como segurança de barragens e planos de emergência.
A Associação acaba de lançar dois guias públicos, o “Boas Práticas para Implantação do Plano de Emergência (PAE) em Barragens de Usinas Hidrelétricas”, que orienta as empresas sobre a implantação e atualização de Planos de Ação de Emergência (PAE), com foco na prevenção e mitigação de riscos, e reflete a experiência acumulada pelas empresas associadas da Abrage ao longo dos anos.
O segundo guia, “Boas Práticas para Elaboração, Atualização e Gestão do Plano de Segurança de Barragem (PSB)”, compila dados técnicos e procedimentos para garantir a segurança das barragens.
Ambos foram criados pelos Comitê de Segurança em Barragens (CSB) e Comitê de Recursos Hídricos (CRH) da Abrage, foram apresentados à diretoria-geral e superintendentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no dia 28 de agosto de 2024.
As duas publicações contam com materias de apoio, como checklists e modelos. Até mesmo a criação de peças de comunicação por parte dos empreendedores está coberta pelas publicações.
Segundo a Abrage, os guias serão atualizados constantemente para manterem sua relevância e validade.

Equipe BAF – São Paulo

Foto: Reprodução

Boletim Hidrológico mostra situação preocupante em rios da Bacia do Rio Uruguai

Silveira confirma leilão de bateria