in , , , , , , ,

Governo diz que vetará jabutis do PL das Eólicas Offshore

O Senado aprovou o PL 576, o Marco das Eólicas Offshore. O governo tentou derrubar o artigo 21, que pede a contratação de usinas termelétricas a carvão e a gás natural, votando destaque para esse ponto, que foi derrotado. O texto vai a sanção presidencial.
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), avisou que o presidente Lula deve vetar os chamados jabutis do carvão e gás natural. O relator do PL no Senado, Weverton (PDT-MA), disse que estava trazendo o texto assim como aprovado na Câmara, onde teve maioria inclusive com votação de deputados da base governista, incomodado com afirmações no plenário do líder de que ele teria acolhido “jabutis” em seu texto.
A contratação de termelétricas a carvão e a gás atende a interesses de grupos como a empresa Âmbar Energia, que comprou a usina a carvão Candiota (RS). Já a contratação de usinas locacionais a gás, conforme previsto na lei de privatização da Eletrobras, atende ao grupo de empresas de Carlos Suarez, o chamado Rei do Gás.

Equipe BAF – Direto de São Paulo

Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil

Ritmo do pagamento das emendas é crucial para aprovar pacote de corte de gastos

Marido de ex-senadora disputa cargo na ANA