in , , , ,

Do lado do MME, negociação sobre Eletronuclear e fundos está pactuada

A negociação entre o MME e a Eletrobras para que a empresa não tenha participação na Eletronuclear está avançada, conforme apurou o BAF com as duas partes, apesar de haver contrariedade do Ministério da Fazenda.
Há interesse tanto do MME como da Eletrobras para que isso ocorra com celeridade – e a MP 1212 vence nesta semana, o que acelera um acordo – garantindo ainda os três cargos no conselho e o recebimento dos fundos do Norte para a CDE.
Segundo apurou o BAF, devem abater da CDE cerca de R$ 8,7 bilhões. Mas a Eletrobras ainda manterá R$ 3,5 bilhões desse valor (além de não estarem incluídos na negociação os fundos do Sudeste e da Chesf, mantendo o dinheiro com a Eletrobras). Esse é o ponto-chave da negociação do MME com a Fazenda: que a conta de luz será reduzida nos próximos anos.
Outro ponto que apressa o acordo é a política: o governo quer poder anunciar desfechos sobre Angra 3 antes da eleição municipal, podendo fazer acenos políticos para importantes aliados fluminenses no Congresso.

BAF Equipe – Direto de São Paulo

Foto: Divulgação

Governo quer desacelerar isenção do FGTS e INSS

ONS divulgará nova leva de alocação de margem de escoamento