A reunião da diretoria da Aneel de terça-feira traz na pauta o pedido de prorrogação do prazo da tarifa de repasse de potência de Itaipu.
No final do ano passado, os diretores da Aneel prorrogaram a definição da tarifa até 31 de março de 2025 e questionaram ao MME e a ENBPar sobre formas de evitar aumentos das tarifas para os consumidores brasileiros. O debate é importante e se relaciona com o bônus de Itaipu, que em 2024 teve saldo negativo.
Outros temas na pauta são metodologia de análise de encargos rescisórios nos contratos de transmissão (CUST) e contestações sobre pagamentos de tarifas de transmissão, além da regulação específica para empreendimentos abrangidos pela MP 1212 sobre postergação de contratos e descontos no fio.
Esta será a segunda reunião com participação da diretora-substituta Ludimila Lima da Silva. Na sua primeira reunião, Ludimila proferiu votos que afastam a Aneel do foco de disputas políticas entre os agentes.
Ludimila é famosa por ser, quando superintendente, muito técnica, seguindo estritamente os normativos, muitas vezes até de forma exagerada e em descompasso com outras superintendências.
Equipe BAF – Direto de São Paulo
Foto: Alexandre Marchetti, Itaipu Binacional