A discussão iniciada em 2019 na Aneel sobre como lidar financeiramente com o Curtailment (quando parte da energia renovável deixa de ser vendida por excesso de oferta ou falta de linha de transmissão) não terá fim na reunião da diretoria nesta terça-feira.
O fechamento da segunda fase da consulta pública 45/2019 deve levar a abertura de uma terceira fase, segundo indicação da área técnica, que pode ser acolhida pelos diretores. Porém, há avanços com uma minuta de resolução sendo apresentada na nova fase da consulta.
Na Aneel, a visão é de que já existe mecanismos para responder ao Curtailment e que eles estão corretos, não cabendo indenizar geradores na conta de luz dos consumidores, em especial no caso de produtores independentes de energia, que teriam de assumir o risco de sua decisão em gerar energia.
Porém, segundo a área técnica, é possível rediscutir a ordem de determinação dos cortes e ainda uma forma nova de definir como se dará o rateio entre usinas com as mesmas características, o que pode ser fruto da terceira fase da consulta.
Equipe BAF – Direto de São Paulo
Foto: TV Brasil