Não são apenas os indícios de melhora da economia que fizeram Lula mudar de estratégia e passar a atacar Bolsonaro por suspeitas de corrupção na TV e em entrevistas. Em algum momento ao longo da pré-campanha, o ex-presidente esqueceu que muitos de seus potenciais eleitores não votam em Lula mas no candidato com mais chances de vencer Bolsonaro. Análises das redes sociais feitas logo depois do debate da Band mostram que essa parcela do eleitorado foi a que ficou mais insatisfeita com a postura passiva de Lula diante do presidente. Petistas com larga experiência eleitoral avaliam ainda que ao focar toda a pré-campanha somente na questão econômica e no legado de seus governos, Lula deixou de aproveitar e, pior, permitiu que arrefecesse o sentimento de indignação em relação a Bolsonaro por conta da má gestão da pandemia, desmandos em série e suspeitas de corrupção envolvendo o entorno do presidente. Isso permitiu que parte dos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018 e se arrependeram durante mandato, ou sentiam vergonha de defender o presidente, voltassem para o colo do candidato do PL.
Ricardo Galhardo – Direto de São Paulo