Mesmo com as incertezas que levaram o novo programa de auxílio gás para a população, o Gás para Todos, o programa deve sair do papel, avalia fonte técnica que participa da criação do programa.
Porém, isso não será rápido como o governo espera e ficará pronto muito próximo à campanha eleitoral de 2026 – quando há limitações para propaganda de programas de governo – pois é preciso implementar a lei com regras complementares e tecnologia que suporte o que for aprovado.
Os passos que o novo programa precisa percorrer são, conforme apurou o BAF: aprovação no Congresso, criação de decreto regulamentador, cadastro das revendas participantes, desenvolvimento de sistemas e aplicativos para operacionalizá-lo, contratação da Caixa Econômica como operadora, para citar apenas os principais atos a serem feitos.
Até lá, o governo terá de manter o atual auxílio gás, criado no governo Bolsonaro, que agora ficou sem orçamento e vai demandar ajustes também, com risco de criar mais um grande problema de comunicação: a notícia de que Lula cortará o Vale Gás.
Equipe BAF – Direto de São Paulo
Foto: Reprodução
