A Embraer e as empresas de aviação perderão o incentivo tributário do IPI, imposto de importação e das contribuições PIS e Cofins se o Congresso aprovar o projeto que muda as normas do Imposto de Renda. A Azul é a única aérea brasileira que opera aeronaves da Embraer, com 56 unidades. A frota também tem 56 aeronaves fabricadas pela Airbus , 33 ATR e 17 Cessna. O fim do incentivo pode significar o fechamento do mercado brasileiro para a Embraer, mas também perdas para a Azul se for necessário uniformizar sua frota escolhendo a Airbus. Segundo o relator Celso Sabino (PSDB-PA), o fim do incentivo tributário para a indústria de embarcações e aeronaves, que beneficia 4.881 empresas, trará receita de R$ 8,87 bilhões em 2022 e 2023. Retiradas de incentivos tributários integraram a proposta do governo relatada por Sabino para compensar algumas mudanças que reduzem o Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e das Pessoas Físicas. A correção da tabela do IR é promessa de campanha de Jair Bolsonaro.

Equipe BAF – Direto de Brasília

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